As animações têm o grande poder de nos trazer discussões sobre assuntos sérios e relevantes sempre inovando na sua narrativa e em linguagem. Já vimos isso quando escrevemos sobre La Casa Lobo que faz uma discussão sobre os momentos ditatoriais que vivemos na América Latina, hoje vamos falar de “O Patalarga” que é um longa argentino que também traz grandes discussões sobre as relações sociais e políticas.
Ao vermos a história de uma mentira orquestrada por um candidato político e alimentada por ele através de sua fortuna com o intuito de ganhar a eleição logo transpondo a história para a nossa realidade. É impossível não observar em “O Patalarga” questões da sociedade que vivemos com as fake news utilizadas durante as eleições. Esse talvez é o ponto que merece mais destaque na obra, sua narrativa que consegue nos dizer tanto por meio de uma história leve e descontraída.
Em muitos momentos e principalmente em como a história nos é contada podemos perceber uma semelhança com as narrativas que eram muito comuns nos anos 1980 e que voltaram a ser muito utilizada nos últimos anos. Vemos um grupo de crianças que embarcam em uma aventura contra um mal e em muitos momentos aquilo que prevalece e se torna uma das grandes contra o mal é a amizade que eles têm um pelo outro.
“O Patalarga” é uma história divertida, consegue trazer diversas reflexões sobre os momentos em que vivemos e tem uma narrativa muito interessante, com elementos sociais e políticos de uma maneira leve, mas que não reduz o teor da mensagem.