La Casa Lobo é um filme de 2018 e entrou na lista de um dos melhores filmes que eu vi até agora nesse ano de 2020. Com uma discussão sobre as ditaduras civil-militares da América Latina e uma estética assustadoramente bonita o longa chileno consegue nos surpreender e discutir coisas que já vimos em outros filmes de uma maneira bem criativa. 

 O que nos é contado é a história de Maria, que para escapar de uma punição por ter perdido porcos foge de sua colônia e vai para a floresta, encontra e se refugia em uma casa abandonada e a partir daí vemos uma mistura de fábulas com um riquíssimo simbolismo do contexto histórico da América Latina durante os anos sombrios de ditadura.

Pra começar temos Maria na floresta fugindo de um lobo. Quando ela chega na casa abandonada suas preocupações são de não ser encontrada pelo lobo que a persegue e que ninguém a entregue e diga onde ela está. Se você lembrar do seu professor de história e das suas aulas sobre as ditaduras com certeza vai se lembrar de que muitas pessoas que fugiam dos oficiais do exército eram entregados pelos próprios civis as autoridades militares.

Ainda ligando com as fábulas conseguimos ver também os anos difíceis para a população durante os períodos ditatoriais. A escassez de alimentos, e a falta de meios para obter-los, fazendo alusão às crises de desemprego. E o medo de sair para procurar alimento na floresta e ser pego pelo lobo mal. Sentimentos de incertezas sobre o futuro, sobre como vão conseguir se manter vivos e o medo do que o espera lá fora.

Mas é claro que o filme não é só uma crítica ao período da ditadura, sua estética é aterrorizante e combina muito com a história que vem sendo contada. Tudo se montando e desmontando, as cores, o barulho, a trilha sonora, tudo isso transforma La Casa Lobo em um grande filme de horror. Toda a história e forma escolhida de narrativa são muito interessantes, não tem como você assistir a esse filme e não ficar se perguntando a cada minuto “o que vai acontecer agora?”. Aliás, a imprevisibilidade desse filme é um dos pontos positivos, você nunca sabe o que vai aparecer para você. 

As vezes nada é mais aterrorizante do que a realidade. Nesse filme temos uma grande fábula sobre os acontecimentos durante os anos sombrios de ditadura, com certeza é algo que merece ser visto.