Imagino que muitos de vocês em algum momento nos últimos dias pensou: “isso tudo parece coisa de filme!”

Viver uma pandemia nessa escala, sempre foi algo muito possível mas inimaginável. Vivermos situações como a de muitos filmes é surreal, então esta lista além de entreter em tempos de quarentena, pode nos dar uma perspectiva maior e até algumas dicas.

1. REC (2008) – Direção: Paco Plaza, Jaume Balagueró

Filme espanhol sobre uma equipe de reportagem que entra em um prédio e acabam presos em quarentena. Nesse local que se torna cada vez mais claustrofóbico, a incerteza do que os mantém lá, só aumenta o terror. Um dos poucos filmes que realmente me assustou. Ótima dica pra perceberem que a sua quarentena, podia ser bem pior.

2. Contágio (2011) – Direção: Steven Soderbergh

Hoje conhecido como o filme profético do Corona vírus, por conta de algumas semelhanças com o atual cenário. Mesmo em 2011, o filme já deixava qualquer um apavorado e paranóico. Mas é uma ótima dica para que vocês levem a sério todas as recomendações e não achem que a pandemia é um exagero.

3. Extermínio 1 (2003) – Direção: Danny Boyle e 2 (2007) – Direção: Juan Carlos Fresnadillo

Após protestos a favor dos animais, uma situação caótica se instala e 28 dias depois (nome do filme em inglês), o mundo já não é mais o mesmo. Um filme de zumbis que tem muito mais a oferecer do que cérebros. Diria aqui, para observarem como uma pandemia pode se espalhar rapidamente.

Na sequência que se passa 28 semanas depois, temos o quê parece ser a vitória contra os acontecimentos do primeiro filme mas tudo dá errado. O famoso não cante vitória antes da hora, mesmo que a situação pareça segura, ainda tenham cuidado.

4. Epidemia (1995) – Direção: Wolfgang Petersen

Um vírus extremamente mortal (muito semelhante ao ebola), arrasa uma vila na África, que é destruída pelos militares  para que a epidemia não se alastre. Anos depois, o vírus sobrevive e vai parar nos Estados Unidos. A lição aqui é que os esforços globais tem que estar alinhados para que a pandemia possa ser controlada.

5. Ensaio sobre a cegueira (2008) – Direção: Fernando Meirelles

Vemos aqui uma epidemia passando de pessoa pra pessoa com extrema facilidade. Com isso,  mandam todos os infectados para uma quarentena. O local os mantém em condições precárias, mostrando o que situações limites levam as pessoas a fazer. É a demonstração de como uma pandemia afeta as populações sem acesso as condições mais básicas, de forma muito mais drástica, além do embate entre sobrevivência e humanidade.