A morte é algo incompreendido para nós, mortais. No horror é um assunto muito presente, seja no cinema, nas séries ou na literatura. Neste caminho, chegou ao Catarse o projeto Tanatopedia: 101 verbetes sobre a morte, escrito pela psicóloga Ana Paula Costa Silva. O livro busca refletir sobre essa acontecimento que, querendo ou não, todos nós iremos passar.
Vale lembrar que a Ana já tem um trabalho bem interessante com o tema da morte e com a literatura, que vai desde sua pesquisa acadêmica e vai até vídeos no YouTube. Recomendo bastante vocês irem lá conhecer todo o trabalho que ela faz. E claro, apoiar a campanha do livro.
É importante refletir sobre esse tema, ainda mais nos tempos em que vivemos. Sobre isso Ana diz:
“Em um momento em que a morte tem estado tão presente em nossas vidas, urge a necessidade de tratá-la com mais naturalidade e cuidado. Tirando-a do lugar de assombro, pesadelo e morbidez e trazendo-a para a vida, como um lembrete constante de que a existência humana é finita e essa é justamente a beleza da jornada. Ao contemplar a morte, nos damos conta do quanto a vida é vasta e valiosa”
O livro Tanatopedia: 101 verbetes sobre a morte está em campanha no catarse até o dia 10 de dezembro de 2021 e você pode apoiar através do link https://www.catarse.me/tanatopedia