Eu sempre comento que as histórias de horror não precisam de uma explicação muito elaborada para os acontecimentos da trama, as coisas só precisam funcionar conforme as regras estabelecidas pelo autor da história. Se eu não me engano li sobre isso na dissertação de mestrado da Gabriela Amaral Almeida sobre o Stephen King que eu sempre recomendo pra todo mundo.
Esses dias estava assistindo A Noite Amarela e novamente esses questionamentos sobre a necessidade de uma explicação na trama ficou rondando a minha cabeça. O filme de Ramon Porto Mota tem uma narrativa bem interessante, um visual belíssimo e uma história que convence sem precisar te dar os detalhes do horror que os jovens irão enfrentar.
O filme conta a história de um grupo de amigos que decide fazer uma viagem até uma ilha para comemorar a formatura do ensino médio e a nova fase da vida. Tudo começa a dar errado quando Karina (Rana Sui) desaparece e por conta disso todos os seus amigos são obrigados a procurar-lá.
Uma das coisas que eu mais gostei do filme é a atmosfera que ele tem de que a qualquer momento alguma coisa vai dar muito errado, mesmo que em boa parte do início do filme nada de ruim aconteça o sentimento que ele te passa é de que realmente tem um horror espreitando e esperando o melhor momento para se revelar e acabar com todos os personagens. Em determinados momentos do início do filme os jovens estão simplesmente parados e conversando, mas você sente que tem algo errado e eu adorei essa sensação.
Além dessa atmosfera o filme também trabalha com elementos bem interessantes e que ajudam a construir uma boa narrativa de horror, como uma casa vazia, uma personagem anti-social que prefere ficar na dela, sonhos bizarros e uma porta estranha. Além de uma fita de vídeo que questiona a nossa compreensão de tempo e espaço. Tudo isso enriqueceu e muito a história do filme.
Não existem explicações elaboradas no filme, você não precisa saber exatamente o que aconteceu com todos os personagens, você não precisa saber quem matou quem, quem morreu ou sobreviveu, você só precisa saber os acontecimentos que estão acontecendo ali na tela. Essa narrativa me lembrou de filmes de horror que não te explicam o motivo do monstro estar ali, ele simplesmente está, e pena de quem tiver o azar de cruzar o seu caminho.
Eu gostei bastante do filme e se você está procurando um bom filme de horror nacional para assistir recomendo ver A Noite Amarela.E principalmente em momentos como esse, precisamos assistir e exaltar os filmes e todas as manifestações artísticas brasileiras.