O ano de 2020 já entrou para a história. É o ano em que o mundo inteiro está enfrentando uma pandemia. Como o cinema é produto do seu tempo é claro que eles está (e provavelmente estará mais ainda no futuro) representado por obras cinematográficas.
Servindo como um documento histórico de tudo que estamos vivendo, Antologia da Pandemia reúne diversos curtas metragens produzidos durante a quarentena e com os materiais que os cineastas tivessem dentro de suas casas. Dentro dessa Antologia encontramos histórias de zumbis, assombração, fim do mundo, epidemias, gatos e outras coisas.
Assim como qualquer filme que reúne diversas histórias, os curtas presentes na Antologia da Pandemia são variados em história e qualidade. Algumas histórias agradam mais do que as outras, mas em geral, todas são bem satisfatórias.
Uma das coisas que mais gostei foi de encontrar nas histórias – principalmente nas feitas por cineastas brasileiros – conteúdos e linguagens exclusivamente brasileiros, com discussões políticas e sociais que estamos discutindo no nosso dia a dia.
“Antologia da Pandemia” discute isolamento social, saudade das pessoas que amamos, propagação de notícias falsas e a própria pandemia que estamos enfrentando, é um filme que representa fielmente seu tempo e, com certeza, vai servir de documento histórico para entendermos futuramente o que estamos vivendo hoje.