A Netflix tem surpreendido cada vez mais com suas produções de terror em espanhol e vem aumentando seu catálogo do gênero nesse idioma. Após o polêmico “O Poço, no final de 2020 somos convidados a participar do dramático terror “Vozes” (Voces, 2020), dirigido pelo espanhol Ángel Gómez Hernández, que chegou ao streaming brasileiro dia 27/11.

A trama se passa numa casa onde uma família se muda para reformar e vender, se passando na Espanha. Já nos primeiros minutos, vemos que há algo incomodando Eric (Lucas Blas), o filho do casal, que está tendo uma conversa com sua psicóloga, em sua própria casa.

O garoto diz que está ouvindo vozes, e muitas vezes elas lhe pedem para desenhar coisas. O que mais elas lhe dizem? Ele não pode contar. Mas, curiosamente, uma dessas vozes é a de seu pai. Após isso, acidentes horríveis passam a acontecer, envolvendo pesadelos, acidentes e mortes.

Vozes | Conheça o novo filme de terror da Netflix

Durante uma noite, Eric é encontrado morto na piscina da casa. O casal está inconsolável, então a mãe não consegue mais ficar na casa e vai passar um tempo na casa de seus pais. Um dia, Daniel, o pai (interpretado por Rodolfo Sancho) estando sozinho na casa imensa do terreno em que seu filho foi encontrado morto, manda um áudio para a esposa por um app estilo whatsapp, falando que está tudo bem. Em resposta, a esposa diz que no áudio mal dava para ouvir a voz dele, mas ouvia outros sons. Quando Daniel vai conferir o arquivo, ouve a voz de Eric pedindo sua ajuda.

Após isso, foi em busca da ajuda de um famoso pesquisador de psicofonia (interpretado por Ramon Barea). A psicofonia “dentro do Espiritismo, é o fenômeno mediúnico no qual um espírito se comunica através da voz de um médium”.

Apesar do clichê já esperado onde o profissional envolvido com o paranormal vai até a casa com instrumentos específicos para detectar espíritos e fantasmas, como já vimos em Poltergeist” (1982), “Invocação do Mal” (2013), entre outros; o filme caminha muito bem a partir desse ponto. Trabalha bem a presença e ausência de sons e seus significados para o espectador, além de utilizar bem o conceito de psicofonia.

O jumpscare é garantido! Mesmo que você seja daquelas pessoas que não curtem muito, te garanto que vale a pena assistir a este filme. Ao longo da obra, descobrimos se é apenas um filme de espíritos… Ou não.

Cena do filme Vozes

Para fãs de casas mal assombradas, façam o favor de assistir a este filme! E, claro, mantenham atenção redobrada quando forem se mudar para casas grandes e antigas.

Agora, me diz aí: qual seu filme de terror favorito em língua espanhola/castelhana?