Qual o sentimento que você tem ao ouvir falar na Amazônia?

Já pensou o que faria se você se perdesse dentro da mata? E se você se encontrasse com animais predadores? E, pior: e se você se encontrasse com as figuras folclóricas conhecidas da região?

Temos aqui um convite para desvendarmos o místico e o sobrenatural na Amazônia. Girotto Brito, editor e organizador desta antologia, reuniu 20 contos de 21 escritores brasileiros que nos levam para dentro de histórias que vem sendo contadas há anos e vivem no imaginário das pessoas que moram na região. Encontramos aqui figuras como: Matinta-pereira, Vira-porco, Muiraquitã, Boiúna, sereias, entre outras. Girotto Brito diz no prefácio: as lendas são “a necessidade humana de explicar – mesmo que de forma bizarra e oculta – o desconhecido”.

Para aqueles que gostam das lendas brasileiras e tem interesse em conhecer mais um pouco do terror na literatura brasileira, é um ótimo livro, pois traz personagens que conhecemos só pelo nome e ouvimos muitas histórias sobre, inseridos em contos inéditos de terror, ficção científica, horror cósmico e bastante suspense.

Os contos não só colocam essas criaturas no texto como também se inspiram em suas próprias lendas. As histórias se passam em vários períodos temporais diferentes, o que não torna os contos repetitivos. Também se fala bastante sobre o desmatamento na Amazônia, principalmente colocando esse elemento como motivo principal da trama. Quer mais que a floresta e seus moradores lutando contra o desmatamento?

SOBRE O LIVRO:

Imagem Imagem

Os contos não são longos. O livro conta com 280 páginas e letras médias. Quando você começa uma história fica ansioso para chegar ao final ao mesmo tempo que fica triste assim que acaba. Alguns contos são de roer as unhas!

Alguns contos fluem mais rápido desde o começo, outros tem uma introdução um pouco mais longa que prepara todo o cenário para que se faça tudo em nossa imaginação.

O conto da foto: Orquídea Nativa de Rodrigo Kmiecik descreve detalhadamente o cenário onde se encontra o caçador de orquídeas, a ponto de você se sentir junto com ele. Cada detalhe é crucial para o enredo. Ao chegar às linhas finais, onde nos é revelada uma informação, o conto começa a caminhar um pouco mais rapidamente e termina. A maioria dos contos nesta antologia são assim: você tem vontade de ler uma continuação ou algo do tipo. Mas é disso que foram feitas as lendas: nos dar alguma explicação.

Lançado pela Editora Pará.Grafo em 2020, você pode compra-lo direto no site da editora ou pela Amazon (links no final do texto). A Pará.grafo é uma editora paraense fundada em 2016 por Dênis Girotto de Brito, que tem como objetivo resgatar grandes obras da literatura de expressão amazônica, assim como publicar novos autores da literatura brasileira.

A capa e as artes em Terror na Amazônia também foram feitas por Dênis Girotto de Brito.

ONDE COMPRAR:

AMAZON

PARÁ.GRAFO EDITORA

Repito a pergunta do início do texto:

Qual o sentimento que você tem ao ouvir falar na Amazônia?

Após esse livro, você começa também a sentir medo.