Se você já se encontrou no catálogo da Netflix, pescando algo para assistir e consequentemente perdendo mais tempo procurando do que assistindo, hoje lhe trago uma pérola que lá reside: Santa Clarita Diet.

A primeira temporada foi lançada em 2017 e tendo mais duas temporadas nos dois anos subsequentes essa série explora a vida de um casal de corretores e sua filha após a “transformação” da matriarca em um zumbi. Dentro de todos os nichos do horror, a premissa com zumbis talvez seja a que menos me atraia, contudo, essa série tem a sutileza de incluir comédia no seu arco central, trazendo boas doses de humor para o cotidiano dessa não mais tão típica família suburbana. 

Sheila no primeiro momento em que prova carne humana.

A mãe zumbi é ninguém menos que Drew Barrymore, fazendo o papel (muito bem) como Sheila, uma corretora, esposa e mãe um tanto quanto sem graça. Se nos típicos filmes de zumbi você precisa ser mordido para virar um, aqui você precisa vomitar uma gosma meio verde e uma bola de carne (que futuramente vai entrar na história de uma forma bem legal!).

A partir dessa transformação, vemos Sheila tendo uma nova conduta, sendo uma mulher mais despojada em todos os âmbitos da sua vida. Talvez o que faça Santa Clarita Diet ser uma série diferente é mostrar que, mesmo depois de se transformar em um zumbi, você tende a ficar mais viva e alegre, apesar de estar tecnicamente morta. 

Preceitos básicos como apenas comer carne humana e, às vezes, alguns pedaços do seu corpo quererem cair compõem os episódios de formas hilárias. O gore corre solto pela primeira temporada aliado a um roteiro inteligente, fazendo com que você não se sinta tão desconfortável ao ver muito sangue, órgãos e cenários completamente sujos (até porque você quer que ela mate certas pessoas).À medida que ela se torna profissional em matar as cenas sanguinolentas tendem a diminuir, mas entram em um novo ambiente de “qual será a próxima vítima?”, tendo uma resposta talvez previsível, mas super aceitável pelo desenvolvimento da história. 

Não tem como não nos apaixonarmos pelo resto do elenco, que conta com seu marido Joel (Timothy Olyphant), sua filha Abby (Liv Hewson) e o vizinho Eric (Skyler Gisondo). Todos tem seus desenvolvimentos ao longo da narrativa na medida certa, como Joel tentando balancear seu casamento com os desafios de educar sua filha enquanto precisam matar para alimentar Sheila. Abby tendo dramas juvenis em consonância com sua mãe tendo virado um zumbi e Eric sendo o vizinho apaixonado que está junto da família como um todo para auxiliá-los com o que está acontecendo no momento. 

Os episódios de Santa Clarita Diet tem em média até 30 minutos e todas as temporadas contém 10 episódios. Infelizmente, após a terceira temporada a Netflix decidiu não renovar a série, nos deixando órfãos e com um gancho no último episódio que seria muito divertido de se acompanhar na quarta temporada. Mesmo sabendo que sua felicidade vai durar três temporadas, assistam Santa Clarita Diet. Tenho certeza que ela vai ocupar um lugar no seu coração (dentro do seu peito, é claro!).