disforia:

substantivo feminino. psicopatologia. estado caracterizado por ansiedade, depressão e inquietude.

Meu nome é Jéssica Reinaldo, participo do podcast The Witching Hour hospedado aqui no Necronomiconversa e fui convidada pelo Euller para assistir e comentar o que achei do filme Disforia, lançamento de 2020, dirigido por Lucas Cassales, com roteiro de Lucas Cassales e Thiago Wodarski, produzido por Sofá Verde Filmes e co-produzido por Epifania Filmes. O texto a seguir não contém spoilers. 

A sinopse oficial divulgada pela distribuidora Lança Filmes:

Dário sofre pela dificuldade em se recuperar de um acontecimento assustador de seu passado. Ao se aproximar da menina Sofia, as emoções e a culpa tomam conta da vida de Dário, a partir das sensações estranhas e perturbadoras que a menina causa nas pessoas ao seu redor. Atormentado, ele precisa encarar o passado e o mistério envolvendo a família de Sofia.

Explorando um pouco mais a história do filme, podemos dizer que Dário, interpretado por Rafael Sieg, é um psicólogo que passou por um trauma em seu passado e passou um tempo sem atender seus pacientes. Sua esposa (interpretada por Juliana Wolkmer) está internada em uma clínica psiquiátrica, com algum problema psicológico e também afetada pelo trauma pelo qual Dário passa, e não consegue se comunicar através da fala. As coisas pioram quando Dário resolve voltar a atender, e sua nova paciente é Sofia, vivida por Isabella Lima, uma garotinha bastante diferente, que recebe aulas em casa e vive com seu pai, Paolo (Vinícius Ferreira), e sua avó, Maria Luiza (Ida Celina Weber). 

Sofia tem uma aura aterrorizante, causando sentimentos conflitantes com aqueles que estão próximos a ela. Seu próprio pai parece agir com cautela. Durante a primeira visita de Dário, percebemos que não é só impressão: Sofia realmente causa desconforto e até um certo tipo de agitação entre aqueles que estão próximos. No primeiro momento que Dário encosta em sua mão, tem uma visão perturbadora sobre si mesmo. 

O grande ponto alto do filme é sua atmosfera aterradora. Desde o início percebemos que o clima é de tensão e terror, com uma trilha sonora que casa perfeitamente bem com as cenas apresentadas, momentos em que imagens e situações se sobrepõem. Todo o mistério do filme funciona muito bem, a narrativa é fácil de acompanhar mesmo que, para alguns, possa parecer um pouco lenta. Não é exatamente um defeito do filme, mas pode prejudicar a imersão de alguns dos espectadores. 

Um dos pontos baixos, entretanto, é que a narrativa é, assim como estamos acostumados, centrada em um homem hétero branco que está com problemas e não consegue lidar com eles muito bem. Em determinado momento, inclusive, Dário tem uma explosão e acaba jogando a culpa em sua esposa, questionando como ela consegue se fechar em si mesma e ele precisa passar por tudo sozinho. Paolo, pai de Sofia, também acaba recebendo mais atenção da história do que a própria criança, que tinha potencial para trazer ainda mais o clima de mistério que o filme tanto foca. Sendo uma história que trata tanto de maternidade, erros na hora de lidar com filhos, situações que envolvem diretamente mães e crianças, talvez não tenha sido a melhor abordagem.

Mas, o filme entrega com competência o que promete: um suspense aterrorizante entre o passado de um homem que não consegue lidar com o peso que carrega e sua recente relação de trabalho com uma garotinha com problemas. O filme tem cenas interessantes e momentos brilhantes, como menciona, de sobreposições de imagem e trilha sonora perfeitamente selecionados. Além disso, os atores entregam muito bem seus papéis.

O filme estreou em 47º Festival de Cinema de Gramado na Mostra de longas-metragens gaúchos e conquistou o prêmio de Melhor Direção na Rio Fantastik Festival 2019. Em circuito comercial, o filme estreou dia 12 de março de 2020, logo na semana que a pandemia de Covid-19 provocou o fechamento de diversos estabelecimentos. 

Agora, o filme estréia de forma direta como VOD nas plataformas de streaming sexta-feira, dia 26 de junho. O filme estará disponível no Net Now, Google Play, Itunes, Vivo Play, Looke, Youtube Filmes.

Confira abaixo o trailer: