O cinema de terror está em nossas vidas há tanto tempo que nem nos damos conta ou imaginamos como esse gênero surgiu ou como foi criado. Sentir medo é uma emoção humana, e o terror, não só o reproduzido nas telas, mas sim em todos os tipos de arte, nos faz sentir essa emoção que acaba nos deixando desconfortáveis por um pequeno momento e o pós medo nos faz sentir seguros e salvos. É a adrenalina que entra em nossa corrente sanguínea que nos faz sentir essa emoção quando estamos consumindo algum produto de terror. Por isso é tão emocionante assistir esses filmes! Bom, me chamo João Paulo, e este é meu primeiro post aqui no blog. Vou apresentar como surgiu o terror na literatura, e como esse gênero foi caminhando até chegar aos nossos cinemas. O post será divido em duas partes, devido o assunto ser tão extenso e também não quero tomar muito do seu tempo. Então, prepare a sua bebida favorita, agarre a sua pipoca, e vamos pro post!

Terror na Literatura

A arte do terror, veio muito antes que o primeiro filme fosse apresentado em uma sala de cinema. O medo sempre esteve presente em todas as culturas. Em maioria, os antigos povos tinham em suas lendas, histórias e casos que causavam medo como forma de deixar uma mensagem ou proibição de alguma prática que fosse considerada errada para eles. Por exemplo; A lenda do “Velho do Saco” que deixa uma mensagem para as crianças não falarem com pessoas desconhecidas. Com o tempo, essas histórias foram ficando mais largas e mais elaboradas, e foi quando esse gênero passou a ser incluído em pequenas noveletas ou contos e até mesmo em livros completos. As histórias de terror começaram a virar entretenimento, pois a sensação de medo era e é até hoje para um grande público um sinônimo de diversão. Em Londres, século XVIII o escritor romancista Horace Walpole, foi pioneiro ao escrever o romance gótico, O Castelo de Otranto no ano de 1764. No mesmo século, a escritora Ann Radcliff também escreveu romances góticos, como;  Os Mistérios de Udolpho (1794)O Italiano (1796). Já no século seguintes outros importantíssimos autores publicaram trabalhos espetaculares que estão em nossa cultura e inspiram até os dias de hoje. Era no século XIX aonde nascia a criatura do Dr. Victor Frankenstein, e também o vampiro mais famoso da ficção, o Conde Dracula. A obra de Frankenstein, foi escrita pela escritora Mary Shelley, que além de nos apresentar uma ficção de terror gótico, o romance também é considerado a primeira obra de ficção cientifica da história. Não podemos deixar de falar também do nosso querido Edgar Alan Poe que foi escritor, poeta e crítico literário. Foi Poe quem criou o gênero de ficção Policial e o gênero ainda não teorizado na época, o Horror Cósmico. Suas principais criações que nos apresenta esse horror são: Sombra – Uma Parábola (1835), A Conversa de Eiros e Charmion (1839)O Grande Deus Pã (1890). Também falamos de duas de suas obras em nosso décimo nono programa. O Corvo e o Gato de Poe.

Episódio #19 http://komboconteudo.com/necronomiconversa-19-o-corvo-e-o-gato-de-poe/

Passando já para o século XX, temos nosso outro autor que também foi e é muito importante para o terror que conhecemos hoje, que é H. P. Lovecraft. Foi ele quem teorizou o Horror Cósmico, e acabou realizando muitas obras nesse estilo. Se quiser saber mais sobre Lovecraft, temos um episódio todinho falando sobre sua vida e suas obras.

Episódio #10http://komboconteudo.com/necronomiconversa-10-lovecraft/

E na nossa literatura moderna, temos grandes autores que com seu trabalho renovaram e ainda estão renovando o terror, mas que ainda tem muita influencia de todos esses já citados. Alguns dos atuais autores mais importantes do gênero são: Stephen King, Ira Levin, André Vianco, Joe Hill (filho do Stephen King), César Bravo e Shirley Jackson que já não está viva, mas seu trabalho com escritora é muito importante para a nossa literatura.

Surgimento do Cinema

O uso de desenhos ou imagem, assim como as histórias, sempre estiveram presentes na vida humana. Desde a pré-história, as pinturas e artes rupestres já estavam presentes nas cavernas. Depois a arte teve sua evolução passando para a denominada; Arte da Antiguidade quando algumas civilizações já dominavam a escrita e usavam de símbolos e desenhos mais elaborados no caso dos Egípcios. E estatuas de Deuses e Guerreiros para os Gregos. Essas duas civilizações foram as mais importantes para esses tipos de arte. Na Idade Média o estilo gótico já começara a ser usado. E nesse mesmo período, a arte já começava a receber influências religiosas e filosóficas. Na idade moderna, devido a extensão humana na terra, a arte começou a ser expressada de várias formas, e foi quando surgiram a arte Barroca e o Renascimento, por exemplo. Já entrando na era Contemporânea, a arte já expressava o classicismo, impressionismo, realismo, romancismo e entre outros.  E foi justamente nessa período, aonde o primeiro filme era exibido em uma sala de cinema, mas antes de falarmos como foi e quem foram os responsáveis por essa trama, quero apresentar primeiro uma ferramenta e um senhor.

Lanterna Mágica: A lanterna mágica ou também chamado de Epidiascópio, é um instrumento usado para projeção de imagens em tecidos ou paredes. O objeto consistia em uma câmara escura aonde era colocado uma lâmpada de azeite ou vela, e essa luz atravessava por um tubo. E entre as lentes atravessava uma placa de vidro com pinturas coloridas, e essa pintura era projetada na parede. Aliás foi a partir dessa invenção, que foi criado os projetores que conhecemos hoje.

 

(Lanterna Mágica ou Epidiascópio)

Eadweard Muybridge: Foi um fotografo inglês que acabou descobrindo o método de investigação visual. Bem, vou explicar isso melhor. Muybridge comprou uma dúvida que consistia em saber se um cavalo enquanto corria mantinha suas quatros patas no ar sem tocar o solo por uma questão de segundo. Foi quando começou a fotografar os cavalos correndo para tentar registrar o exato momento em que o cavalo não tocava o chão. Foi no dia 11 de junho do ano de 1878, aonde Muybridge conseguiu registrar todo o galope de um cavalo, utilizando 12 cameras. Foi registrado cada movimento do cavalo, e essa série de fotos foi adotada como; The Horse in Motion. Mais tarde Muybridge veio a inventar o Zoopraxiscópio, uma máquina que apresentava imagens em formas animadas, como se fosse um pequeno vídeo de um simples movimento.

(The Horse in Motion)
(Zoopraxiscópio)

A lanterna mágica, foi inventada no século XVII e a seção de fotos de Muybridge aconteceu no ano de 1878. O cinema foi inventado no ano de 1895, e a primeira sessão de um filme, foi no dia 28 de dezembro do mesmo ano, realizada pelos irmãos Lumière. Os irmãos eram fotógrafos e trabalhavam na fábrica de películas fotográficas, para o pai deles. Eles inventaram o Cinematógrafo. Que é uma maquina hibrida que faz o registro das imagens capitadas nas películas de foto, e em seguida transmite as imagens capitadas como uma espécie de projetor. O Cinematógrafo acaba sendo uma pequena mescla da Lanterna Mágica e a seção de fotos de Muybridge. Os irmãos Lumierè criaram também a primeira sala de cinema, que se chama Édene que existe até hoje. Foi nessa mesma sala, aonde eles realizaram a primeira sessão de cinema. Foi apresentado um pequeno vídeo de um pouco menos que 60 segundos, chamado Arrivée d’un train em gare à La Ciotat (Chegada de um trem à estação da Ciotat). Que mostrava a chegada de um trem na estação.

“Foi apresentado um pequeno vídeo de um pouco menos que 60 segundos, Chamado Arrivée d’un train em gare à La Ciotat (Chegada de um trem à estação da Ciotat)”

Na sessão aproximadamente 30 pessoas assistiram o filme, e ao verem o trem chegando na estação, o público assustado, correu para fora da sala, pois pensavam que o trem poderia atingi-los. A princípio, obviamente, o cinema era mudo e apresentava apenas as imagens. Os irmãos fizeram também outros vídeos. E vale lembrar que esse foi o primeiro filme exibido em uma sessão. Tem outro filme que foi gravado no mesmo ano, e exibe a saída de funcionários de sua antiga fábrica de películas fotográficas. A partir daí o cinema começou a ser usado como entretenimento, mas passou por muitas mudanças até chegar ao cinema que conhecemos hoje. Creio que por ser um assunto bem extenso também, fica aí para um futuro post, a história completa do nosso cinema.

Terror no Cinema

Agora que já entendemos como surgiu o termo terror e como nasceu o cinema, podemos entender como esses dois grandes “mundos” se encontraram. Mas primeiro, quero apresentar para vocês um outro grande e importante senhor. O francês, Marie Georges Jean Méliès mais conhecido como Georges Méliès. Foi um ilusionista e cineasta que dedicou 35 anos de sua vida a essas duas artes. Méliès foi convidado pelos irmãos Lumière para a primeira sessão e apresentação do cinematógrafo na primeira sala de cinema do mundo, o Eden, que foi citado aqui nesse mesmo post, na história do surgimento do cinema. O que aconteceu foi, após a apresentação do aparelho, Méliès demonstrou total interesse e sugeriu uma oferta de compra para os irmãos, pois queria produzir seus próprios filmes. Os irmãos Lumière, obvio, não aceitaram, e responderam a Méliès que o uso do cinematógrafo seria voltado para a ciência. Insatisfeito, ele conseguiu uma outra invenção que fazia o mesmo trabalho que o cinematógrafo, a projeção, mas essa fabricada pelo eletricista e fabricante de maquinas ópticas e Inglês, Robert William Paul. Méliès comprou sua criação, o Teatrógrafo e já no ano de 1896, um ano após o lançamento da invenção dos irmãos Lumière. Méliès já estava lançando seus primeiros filmes em seu teatro, qual já o tinha e trabalhava com um primo. Um dos primeiros filmes apresentados no teatro de Méliès foi o Cardy Party, aonde apresenta senhores sentados em uma mesa de um jardim e jogando cartas, se divertindo e sendo servidos por outras senhoritas. O filme é curto de duração aproximada a 1 minuto. Com o tempo, Méliès começou a mudar seu estilo, introduzindo ainda mais seus truques de ilusionismo em seus filmes. E em forma de apresentar esses truques, Méliès acabou criando o primeiro filme de terror da história, ainda naquele mesmo ano de 1896. O curta chamado A Mansão do Diabo ou no título original do francês, Le Manoir du diable, tem duração de um pouco mais de 3 minutos e conta a história de um suposto diabo que aparece na película como morcego, e em seguida se transforma em homem, e começa a realizar invocações de seres, como pro exemplo, um criado que recebe suas ordens e em seguida bruxas e fantasmas. A trama vai se desenvolvendo e outros dois personagens entram na história e se assustam com as aparições e criaturas que foram evocadas pelo diabo. O filme se parece mais como uma apresentação de um mágico do que com o próprio terror em si, mas justamente naquele filme era aonde Mélliès estava criando os efeitos especiais e também a edição de vídeo, que até então não havia sido usada ou se foi usada, não foi encontrado registros. E tão pouco o gênero terror ainda tinha nome. A Mansão do Diabo, e outros filmes produzidos nesse período, eram gravados de um único ângulo, o que nos dar a sensação de que foi filmado uma peça teatral. Para conhecer melhor essa tão engenhosa arte, aperte play no vídeo abaixo e tire suas próprias conclusões.

https://www.youtube.com/watch?v=Mjv4sxsLUfw

Após a produção de A Mansão do Diabo, Méliès produziu muitos outros filmes. Em toda sua vida ele chegou a produzir aproximadamente 500 filmes, e a maior parte deles eram curtas metragens. Outro filme também superimportante produzido por ele, foi o filme, Viagem a Lua (Voyage Dans La Lune – Título original) do ano 1902, que foi um grande marco para os efeitos visuais, aonde Méliès usou a vontade de seus efeitos.(ALERTA DE SPOILLER HAHAHAH) O filme foi historicamente marcado também por ser o primeiro filme de ficção cientifica e o primeiro filme a apresentar seres que vivem fora da terra, os Extra Terrestres. Colocarei aqui embaixo também, pois vale a pena conhecer essa bela arte que foi muito importante para chegarmos aos efeitos especiais que conhecemos hoje. Tire suas conclusões e façam uma comparação dos efeitos especiais e qualidade de produção entre esses dois filmes citados. Lembrando que os filmes tem 6 anos de diferença entre eles.

https://www.youtube.com/watch?v=rttJC8B1aMM

Outro importante filme que marcou a história do cinema do terror, foi o filme O Gabinete do Dr. Caligari, dirigido pelo Robert Wiene. O filme Alemão  é considerado o primeiro longa de terror da história. Foi lançado no ano de 1920. O filme conta a história do Dr. Caligari, um senhor que apresenta em uma feira de um vilarejo um homem chamado Cesare, que seria um sonambulo que está dormindo há 25 anos e que tem o conhecimento de todos os segredos. Logo no vilarejo assassinatos começam a ocorrer e investigações policiais começam a acontecer. Bem, não vou lhes contar o final, e sim recomendar que vejam esse marco dos filmes de terror, pois a história mesmo sendo antiga, é bem interessante e tem um plot twist muito curioso no final. O filme apresenta um estilo gótico, meio sombrio e um cenário que nos faz lembrar do estilo de um dos meus diretores favoritos, Tim Burton, que também usa muito o estilo gótico em suas obras. Digo que esse filme foi um marco, pois foi esse trabalho que marcou muito o expressionismo alemão. Vamos falar um pouco sobre esse importante período que tem sido ecoado pelo cinema até os dias de hoje.

Expressionismo Alemão.

O expressionismo é um movimento cultura e artístico que atuou não apenas na Alemanha, mas sim em muitos outros países e em muitas outras artes. Aqui neste post, vamos retratar apenas o expressionismo que passou na Alemanha, devido a sua importância no gênero de filmes de terror, e também a sua importância para os alemães que sofreram muito por conta do período pós primeira guerra mundial. Para explicar bem o expressionismo alemão, foi um período de expressão artísticas, aonde o realismo começou a ser deixado de lado e o irreal começou a ter o seu espaço em todas as artes, e como o cinema é considerado a sétima arte, não poderia deixar também de retratar o expressionismo.

Auto-retrato de Vicente Van Gogh (1853 – 1890), o expressionismo na Pintura.

Como havia dito, o filme O Gabinete do Dr. Caligari, foi o marco para o expressionismo alemão, pois foi a partir deste evento, que muitos outros diretores e produtoras de filmes acabariam produzindo trabalhos com o mesmo estilo. Uma das importâncias deste filme para o cinema, foi a mudança da maneira de como o cinema era visto pelo público, pois antes os curtas metragens já produzidos faziam parte de um outro show que eram apresentados em Vaudeville’s na França e nos Nickelodeons nos EUA. Esses locais aonde os filmes eram exibidos se equivalem para nós hoje, às boates e discotecas. Não eram locais bem vistos popularmente, pois os shows apresentados eram mais levados aos níveis cômicos, entretimento com bebidas, cigarro, prostituição e outros chamativos que atraia a atenção dos proletariados, trabalhadores das fábricas da época. Tudo que era julgado com mal ou errado, saia dos Vaudeville’s e Nickelodeons. E era nesses espaços aonde os filmes eram exibidos. Completamente diferente de um cinema que conhecemos hoje, não é mesmo?

Vaudeville Theatre (1905)

Certo, após o lançamento de O Gabinete de o Dr. Caligari, as pessoas começaram a ter um olhar diferente para os filmes e perceberam que há muita arte por de trás das telas do cinema, e não aquilo que era conhecido pelas más famas que tinha, E também chamando a atenção de muitos estudiosos para o cinema. O expressionismo no cinema também teve seu papel importantíssimo na Alemanha naquele período, pois o pós primeira guerra que o país estava passando, fez com que as pessoas enxergasse o onírico e fugisse um pouco da vida real, pois a vida real na Alemanha desse período estava bem difícil devido à grande fragilidade econômica que passava no pais, muitas pessoas passavam fome, não tinham escola, saúde e por ai vai. A Alemanha estava de fato quebrada, pois realizou grandes empréstimos para financiar a primeira guerra mundial. Por isso essa importância do cinema alemão para a economia, pois outros países começaram a comprar e consumir desse produto. O período de ápice do expressionismo foi entre o ano de 1920 e 1930. Nesses 10 anos, foram produzidos muitos e importantes filmes que estavam cheios de criaturas, sentimentos e casos que ninguém naquela época poderia imaginar. O que o público via nas telas era algo completamente inovador e nunca antes visto e estavam ali para descaracterizar o que era bonito. Nos anos 20 foram muitos os filmes produzidos, vou listar abaixo alguns dos mais importantes para o cinema, para o gênero de terror e para a cultura popular que temos hoje.

  • O Gabinete do Dr. Caligari – 1920
  • O Golem – 1920
  • O Corcunda e a Dançarina – 1920
  • A Morte Cansada – 1920
  • O Médico e o Monstro – 1920
  • O Carro Fantasma – 1921
  • Nosferatu – 1922
  • Fausto – 1926

Evolução dos filmes nas seguintes décadas.

Após esses acontecimentos importantes, foi quando o gênero terror para os filmes já estava praticamente formado. Mais tarde quando chegava a segunda guerra mundial, a produção desses tipos de filmes diminuíra, mas não parara. Nos anos 30 foram lançados grandiosos filmes, por exemplo:

 

  • Frankenstein – 1931
  • Drácula – 1931
  • Freaks – 1932
  • A Múmia – 1932
  • O Vampiro – 1932
  • Zumbi Branco – 1932
  • King Kong – 1933
  • A Noiva de Frankenstein – 1935
  • O Corvo – 1935
  • O Lobo Humano – 1935

 

Já nos anos 40, alguns filmes exploravam as cores para deixar o público mais assustado. Nessa década o cinema estava rodando filmes de terror a todo vapor. Era o fim da Segunda Guerra, e o clima já estava melhorando. Muitas produtoras de filmes, já fazia nessa época, releituras de alguns filmes produzidos, ou novas histórias de alguns personagens, como por exemplo, Drácula e Frankenstein, que agora tinham suas casas apresentadas em filmes (hahaha). Principais filmes dessa época.

  • O Homem Lobo – 1941
  • A Pantera – 1942
  • A Morte Viva – 1943
  • O Fantasma da Opera – 1943
  • A Casa do Frankenstein – 1944
  • A Mansão do Drácula – 1945
  • A Dança do Leste (Dead Of Night) – 1945

Surgimento do Cinema de Terror no Brasil.

Claro que o nosso Brasil não ficaria de fora do cinema de terror, e sim, há muitas produções de terror feitas no Brasil (S2). O gênero de terror nacional começou a ser produzido pelo cineasta brasileiro José Mojica Maris, mais conhecido como Zé do Caixão. Sim o Zé do Caixão que foi o pioneiro desse gênero no Brasil e foi reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho. José começou seu trabalho como cineasta após ter ganhado uma câmera V-8, quando tinha apenas 8 anos. Com essa idade ele começou a produzir filmes que eram exibidos em sua pequena cidade. Mas foi no ano de 1960 que o personagem Zé do Caixão tomava vida. José, claro, já havia produzido filmes de outros gêneros, mas percebeu que no Brasil não tinha nenhuma produção do gênero terror. O personagem tomava conta das telas com o filme À Meia Noite Levarei a Sua Alma. Esse grande feito, fez com que José, que agora era Zé do Caixão, produzisse muitas outras obras de terror. O cinema de terror no Brasil também é um outro assunto tão extenso, que acho que vale um post só para ele aqui no Blog. Para que não prolongue muito aqui, vou deixar aqui uma lista dos principais filmes de terror nacionais produzidos nessa época.

  • À Meia Noite Levarei a Sua Alma – 1960
  • O Diabo da Vila Velha – 1965
  • Essa Noite Encarnarei em seu Cadáver – 1966
  • O Estranho Mundo do Zé do Caixão – 1967
  • Exorcismo Negro – 1974
  • A Mulher do Desejo – 1975
  • Trilogia do Terror – 1975

Linha Histórica dos Acontecimentos.

Muitas informações, datas e acontecimentos envolvendo o mesmo assunto não é mesmo? Para termos uma melhor compreensão dessas datas, vou deixar aqui embaixo uma linha do tempo que marca todos os acontecimentos citados neste post. Deixarei destacado em verde, os acontecimentos ligados à Literatura, azul para os eventos ligados ao Cinema, vermelho para os acontecimentos Históricos e preto para os acontecimentos do Cinema de Terror.  

Então, podemos finalizar esse primeiro post afirmando uma coisa. O cinema e o gênero terror no cinema nasceram praticamente juntos. Agora que o Terror nasceu na Alemanha? Na França? Hummm… Na minha opinião não! O terror sempre se fez presente em nossa essência e em nosso ser. O medo faz parte da nossa natureza. Faz parte dos nossos instintos. É necessário o medo para estarmos vivos. Faz parte das nossas emoções. Todo tipo de arte, expressa aquilo que o artista sente. Pode ser uma pintura que expressa a felicidade com um dia ensolarado, ou um poema que te faça chorar. A arte é a expressão dos sentimentos humanos. No cinema, o terror expressa os nossos medos, nossas inseguridades, nossos desafios, aquilo que não conhecemos. Então posso concluir que nunca houve um nascimento do terror, ele faz parte de nós como humanos e sempre esteve presente em nossas vidas. E claro que eu não posso deixar de agradecer à todos esses grandes artistas que foram citados ao longo desse post, todos os escritores e escritoras, inventores e inventoras, pintores e pintoras, atores e atrizes e a também aos nossos incríveis cineasta, porque se não fosse a incrível maneira de se expressassem, não teríamos essa maravilhosa e linda arte que temos!

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