O cinema de horror italiano é um dos meus preferidos. Obras de Dario Argento, Mário Bava e Lucio Fulci com certeza estão entre as minhas preferidas do gênero. Ao ver disponível no FANTASPOA (Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre) que está acontecendo online e gratuitamente na Darkflix , o longa Fulci For Fake eu tive certeza de que esse seria o primeiro que eu iria ver nesse festival.

No documentário somos guiados por Nicola Nocella que irá interpretar Lucio Fulci em uma biografia. Para se preparar ele embarca em uma série de entrevistas com familiares, amigos, pesquisadores da vida e obra do cineasta e pessoas que trabalharam com Fulci em seus filmes. 

Nada mais significativo para mim do que a cena que abre o filme. A descaracterização de Nicolas nos dá a entender o que veremos nesse documentário, uma investigação que busca compreender quem era Lucio Fulci por trás da aparecia e do que conhecíamos como o grande cineasta do cinema de horror italiano.

Conhecemos, por intermédio dos entrevistados, diversas histórias sobre o cineasta, e com isso se faz um correlação sobre as suas produções, principalmente no horror. É difícil não ouvir essas histórias pessoais, principalmente quando contada pelos familiares mais próximos – no caso, suas filhas – e não se emocionar.

Somos levados a visitar e revistar a obra de Lucio Fulci durante o longa, é praticamente impossível de se terminar o documentário sem que você queira rever muitos dos filmes do cineasta. Fulci For Fake é um deleite para os fãs de Fulci, de cinema italiano e do gênero de horror.