Existe uma lenda (podemos chamar assim?) na cultura popular de que quando sonhamos que estamos perdendo algum dente significa que alguém próximo de nós irá morrer. Desde que ouvi isso lá pelos meus 7 ou 8 anos, até os dias de hoje sempre que tenho esses sonhos eu fico desesperado. “Dente por Dente” o novo filme de Júlio Taubkin e Pedro Arantes se inicia com um sonho premonitório de perda de dentes e que se consolida com a morte do patrão de Ademar (Juliano Cazarré). 

A partir dessa morte na história vemos desenrolar uma investigação por parte de Ademar para tentar descobrir quem foi o responsável e quais foram os motivos que levaram o seu patrão e amigo morrer. Fato importante para a história: a empresa que Ademar trabalha e é um dos associados é uma empresa de segurança privada que presta serviços para um empreendimento imobiliário que anda tendo problemas com movimento de pessoas sem teto.  

“Dente por Dente” toca em diversas discussões importantes do ponto de vista sociológico. Durante todo o filme vemos alusões explicitas e veladas sobre qual é a verdadeira posição de Ademar. Explicitas pelo fato de que ele não sabe de nada do que está acontecendo, não é respeitado pelas pessoas com quem seu patrão fazia negócios – a não ser quando Ademar pode ser usado por essas pessoas. Essa diferença também aparece nos bens materiais de seu patrão e dele, enquanto um tem o carro do ano, o outro tem um carro popular e praticamente não usa roupas diferentes que não o uniforme da empresa. Também há no filme vários indicativos de que apenas ele acredita que tem uma posição privilegiada na empresa, em todos os momentos vemos os outros trabalhadores se referindo com ironia a sua posição de “associado”. Nos trazem reflexões interessantes sobre classes sociais, novas facetas desse antagonismo e como isso é vendido dentro da nossa sociedade.

Além dessas discussões outro assunto extremamente relevante que é tocado no filme é a especulação imobiliária e o quanto isso afeta a vida das pessoas que estão em situação de rua ou dentro do movimento de moradias. Os motivos da morte do patrão de Ademar está intrinsicamente ligado as práticas criminosas que visam eliminar as pessoas em prol do lucro e da manutenção do capitalismo.

Gosto sempre de destacar quando filmes brasileiros tocam em assuntos importantes para a nossa sociedade e “Dente por Dente” é um desses filmes. É atual e importante por todas as reflexões que nos traz. É impossível e não é o nosso papel aqui tentar prever alguma coisa da sociedade ou da cultura em geral, mas parece aquele tipo de obra que só vai aumentar e se tornar mais relevante conforme o passar do tempo.